Receba dicas grátis!

Sua ansiedade te ajuda ou atrapalha?

São inúmeros os motivos que nos levam ao aumento da ansiedade, segundo dados obtidos pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 70% dos profissionais fora do mercado de trabalho são afetados. O excesso de estímulos e de pressão, bem como a necessidade de obter resultados, a situação financeira e, principalmente, a inquietação com o futuro são os principais motivos para o aumento da ansiedade.

Segundo especialistas este é mais um sistema de defesa do nosso corpo, mas para que possamos falar sobre o tema é importante saber que nem toda ansiedade é ruim, apesar de ser uma sensação incômoda é ela que nos move para que possamos ativar nosso estado de vigilância e, assim, atingir nossas metas por meio de ações. Isto é, há a ansiedade que nos traz benefícios, nos impulsiona, e é saudável, por outro lado, há situações em que se torna exagerada e inadequada, ela é patológica e gera sintomas em nosso organismo.

Tudo isso contribui para a alteração do seu nível funcional, acarretando na diminuição da produtividade, a falta de clareza, dificuldade ao estruturar uma estratégia, e, embora acelere a pessoa, as consequências físicas também são preocupantes, riscos de doenças como infarto e hipertensão são preocupantes.

Como a inquietação está associada ao futuro, é importante se organizar com metas possíveis e esquematizar um plano de trabalho com o foco em seus objetivos profissionais e pessoais. Duas dicas fundamentais para reduzir a ansiedade são: buscar manter uma visão positiva de todo o cenário em que se encontra, estabelecendo limites e nunca se comparar com outras pessoas, apenas você sabe sua jornada e todos os esforços feitos que fez para conquistar o que tem hoje.  E o mais importante, mantenha o pensamento positivo, encare sua ansiedade como algo bom e que irá te auxiliar neste momento por uma recolocação profissional.

Adicionar comentário