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Seja empático em uma entrevista de emprego

A compreensão sobre nossos comportamentos e sentimentos é essencial quando se trata de uma entrevista de emprego. Por isso, a Programação Neurolinguística (PNL) estuda como a linguagem e as emoções afetam nossas ações. A metodologia foi desenvolvida na década de 1970, na Universidade da Santa Cruz, na Califórnia, por John Grinder e Richard Bandler.

O principal objetivo da PNL é compreender as razões pelas quais algumas pessoas conseguem atingir um determinado desempenho e outras não, sendo este atribuído a um conjunto de modelos e padrões que influenciam a mente e o comportamento da pessoa. Surgindo assim a relação entre mente (neuro) e linguagem verbal e não verbal (linguística).

Uma das técnicas da PNL é a Empatia, que parece um trabalho fácil, mas na prática é requer concentração no estilo, interesse e necessidades do outro. Esta técnica, também chamada de Rapport, pode (e deve) ser utilizada durante uma entrevista de emprego. Como? Coloque a empatia quando precisar demonstrar eficácia em um processo de comunicação e qualidade de relacionamento com o outro, para isto preste atenção no que o outro está fazendo.

Sabemos que não é tão simples compreender as reações do outro, por isso a importância de treinar e realizar simulações de possíveis perguntas que o entrevistador possa fazer sobre o seu CV, para que tudo saia de forma natural e confiante.

Usar tal técnica não é considerado errado ou pouco ético, mas sim um sinal de que você está interessado na pessoa e na vaga. Vale lembrar também que independente das técnicas de PNL, é importante se preparar e pesquisar sobre a empresa, sua cultura e a vaga em questão.

Pensando nisso, separamos algumas dicas do que se atentar para colocar em prática a PNL.

  • Utilize o mesmo vocabulário que o entrevistador
  • Perceba o tom de voz e o ritmo da fala utilizados
  • Se atente a postura
  • Respiração

Tais dicas devem ser utilizadas como uma forma de você acompanhar o entrevistador, nunca imitá-lo. Por isso a importância de treinar com alguém já conhecido, e agir com maior naturalidade e pessoalidade.

 

Equipe de marketing – Executtive RH

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