Receba dicas grátis!

Redação no processo seletivo

É através da redação que os recrutadores podem avaliar sua capacidade de argumentação e expressão, sua capacidade na hora de estruturar ideias e expressa-las, e também o domínio do português, gramática. Sendo que a média deste tipo de redação é de 20 a 30 linhas.

Os temas são diversos, podendo ser determinados pelo recrutador ou de livre escolha, o importante é ler com atenção o que está sendo proposto para que sua redação não fuja do que foi solicitado.

Mas, afinal, como escrever uma redação em processo seletivo?

Por mais que pareça fácil, o ‘tema livre’ pode deixar mais dúvidas e incertezas na hora de escrever, por isso sugerimos que escreva algo que domine e saiba explicar e argumentar com clareza. O importante é que a redação seja estruturada com começo, meio, onde irá desenvolver a ideia já exposta no início, e o fim, que fechará o raciocínio. Vale também escolher falar sobre seus objetivos profissionais, sua trajetória profissional.

Durante a avaliação, também será analisado seu nível de atualização com relação ao que ocorre no Brasil e em todo o mundo. Expandir seus conhecimentos gerais através de leituras de jornais, livros, revistas, portais de notícias será um diferencial na hora de escrever.

É importante ter em mente algumas regras básicas na hora de escrever uma redação profissional, por exemplo: não utilize gírias, palavrões, piadas ou expressões racistas, homofóbicas e/ou machistas, evite discursos de ódio ou radicalistas. Além do cuidado para não ser redundante, ou seja, não explica a mesma coisa mais de uma vez, a cautela no uso de palavras muito “rebuscadas”, que podem ficar fora de contexto e perder o sentido da escrita.

Por último, não deixe de revisar a redação antes de entregar. Em uma folha de rascunho você poderá estruturar suas ideias com calma, reler e corrigir caso tenha algum erro ou algo a acrescentar. Ter uma boa escrita, sem erros de português, e com objetivos claros, fará da sua redação mais interessante, e para isso a leitura e o treinamento são imprescindíveis e influenciará em suas ideias.

 

Equipe de Marketing – Executtive RH

Adicionar comentário