Receba dicas grátis!

Recolocação profissional: como atrair a atenção dos headhunters

Depois de sair do mercado de trabalho, é fundamental ter uma boa estratégia para realizar a recolocação profissional. Toda a sua experiência deve jogar a favor da obtenção de um novo cargo, mas nem sempre é fácil disputar com concorrentes jovens e com mais conhecimento das entrevistas.

Mesmo em um cenário competitivo é possível chamar a atenção dos headhunters. Ao colocar em prática as dicas certas dá para avançar nas fases do processo seletivo e até conquistar o novo emprego.

Quer saber como fazer? Então, veja dicas para chamar a atenção dos headhunters na sua etapa de recolocação profissional.

Monte um currículo que se destaque dos demais

Durante a escolha de profissionais, os headhunters avaliam dezenas de currículos. Muitos, entretanto, nem sequer são lidos até o final porque não são formatados como deveriam. Para não perder a chance de ser chamado para uma entrevista, cuide dessa apresentação.

Faça com que o seu currículo tenha uma ou duas páginas, no máximo. Apresente apenas as experiências e qualificações relevantes para a vaga e crie versões exclusivas para cada empresa. Assim, você consegue demonstrar como se encaixa naquela posição e que investiu em elaborar algo personalizado.

Não se esqueça de ter uma estética agradável e ortografia impecável. Já que esse será um dos primeiros contatos com o seu perfil, o melhor é criar uma boa impressão.

Use as redes sociais para conquistar a recolocação profissional

Apesar de o currículo ser muito importante, nem sempre ele é o ponto de partida do processo seletivo. Com o avanço das tecnologias, as redes sociais se transformaram em meios de prospecção de candidatos.

Para não perder nenhuma oportunidade de recolocação profissional, seja ativo nas redes sociais certas. Ao preencher o seu perfil completo no LinkedIn e oferecer informações relevantes, aumentam as chances de você aparecer para os headhunters.

Não se esqueça de manter a discrição na rede e criar interações de valor com os outros usuários. Assim, é possível que você seja chamado para realizar uma seleção específica, por exemplo.

Prepare-se para a conversa com os headhunters

Ir para uma entrevista de emprego sem ter se preparado pode ser fatal. Para não colocar a perder as suas chances de obter a recolocação profissional, faça um estudo completo sobre a empresa e a posição.

Conheça qual é o histórico do empreendimento, seus principais clientes e formas de atuação. Aproveite e identifique aspectos específicos da vaga, como ao pesquisar outros profissionais que já ocuparam uma posição semelhante.

Se tiver algum contato que já trabalhou ou foi entrevistado na empresa, peça dicas sobre como foi a conversa. Evite as respostas prontas, mas esteja preparado para como o encontro for conduzido.

Fuja das mentiras e demonstre suas capacidades

Para se destacar para os headhunters, pode ser tentador maquiar um resultado que você conseguiu ou valorizar aquele projeto para dizer o que o profissional quer ouvir. Contudo, essas ações são mentiras que, cedo ou tarde, serão descobertas — e isso pode comprometer a sua credibilidade.

Em vez de inventar dados ou de distorcer os fatos, demonstre as capacidades. Mostre como suas características e os desafios que você venceu se encaixam na realidade da empresa e faça com que o recrutador veja as habilidades que você possui. Dê exemplos, traga números e apresente soluções, pois isso será muito mais efetivo para obter o destaque desejado.

Conquistar a recolocação profissional não é tão difícil quanto parece. Ao executar essas dicas, você conseguirá chamar a atenção dos headhunters e estará mais próximo de ocupar uma nova posição.

Ficou com alguma dúvida sobre essa etapa? Conte nos comentários!

Adicionar comentário