Receba dicas grátis!

Por que fui mal na entrevista?

A crise econômica na qual o Brasil está vivendo e o clima de incerteza em um ano eleitoral faz com que profissionais que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho fique por meses neste cenário. A incerteza traz consigo a baixa autoestima e a pergunta: “Por que fui mal na entrevista?”.

Para auxilia-lo neste processo, o Yahoo Finanças selecionou os seis erros mais comuns de quem perde uma vaga de emprego, são eles:

Mentir

A omissão de informações relevantes durante um processo ou mesmo durante sua vivência empresarial tem grandes chances de demissão ou de desclassificação. Assim como o exagero nas experiências descritas no currículo também não é ideal.

Tenha em mente que os profissionais de RH são treinados para testar em entrevista o nível de conhecimento do candidato diante dos assuntos abordados. Seja sempre verdadeiro, traga exemplos reais de sua experiência e seja você.

Falta de preparo

A entrevista de emprego é a oportunidade que você terá para mostrar suas competências técnicas e comportamentais. Por isso, é tão importante se preparar para uma entrevista, conhecer o seu interlocutor, os pontos essenciais do desafio e da empresa, transmitindo sua produtividade.

Nervosismo

O nervosismo em uma entrevista traz o risco de boicotarmos e falar demais ou então nos vender menos. O ideal é ter em mente quem você é, quais suas competências e, com calma, transmitir todo o seu potencial para a vaga. Por isso reafirmamos a importância de se preparar para a entrevista e buscar o equilíbrio.

Falta de interesse

As empresas buscam profissionais curiosos, questionadores e que buscam sempre aumentar seu conhecimento para solução dos problemas diários. A dica é demonstrar essa sua curiosidade, seu interesse por todo o cenário em que a empresa se encontra.

Em uma entrevista não há problema algum fazer perguntas inteligentes e coerentes, sendo bem vista por recrutadores. Perguntas demonstram atenção, envolvimento e o desejo de aprender.

Não ter disponibilidade

Tenha disponibilidade em sua agenda, mesmo que esteja em outro emprego durante o processo seletivo, e demonstre interesse em participar da entrevista.

Não estar alinhado com o perfil da vaga

O estudo sobre a cultura organizacional e a vaga em questão irão ajudar não apenas ao demonstrar interesse pela vaga, mas também será uma maneira de já selecionar se este é realmente um ambiente no qual você deseja trabalhar, se as habilidades exigidas estão alinhadas as suas e se a oportunidade atenderá as suas expectativas e objetivos.

Link da publicação original: http://bit.ly/2PjSAJM

 

Equipe de marketing – Executtive RH

Adicionar comentário