Receba dicas grátis!

Os 7 erros em uma entrevista

Se você já saiu de uma entrevista pensando ‘’poderia ter ido melhor’’, fique tranquilo, você não é o único. Todos estão propensos a passar por isso, até mesmo profissionais com anos de experiência e que tenha facilidade para se comunicar, podem ter dificuldades para fazer o seu marketing pessoal para os headhunters. A melhor maneira de evitar os erros é ir preparado para as perguntas, por isso nossa equipe de coach preparou algumas dicas importantes para ir em uma entrevista confiante.

1 – Falta de preparação

Gerenciar sua carreira com sucesso, o que requer trabalhar duro nesse momento. A dica é pesquisar sobre a cultura da empresa e os desafios que ela enfrenta atualmente. Seja uma pessoa interessante, perguntas bem feitas demonstram que você fez sua lição de casa e está levando a entrevista a sério. É importante ressaltar que cada pessoa é única e cada profissão possui suas peculiaridades, por isso profissionais como os coaching podem auxiliar nesta preparação a partir de uma triagem e um levantamento das suas necessidades.

2 – Negatividade

Frustrações e conflitos surgem em todas as organizações, tenha em mente que o entrevistador precisa saber se você pode gerenciar a si mesmo quando algum tipo de problema acontecer, se ajudaria a seguir em frente ou seria uma influência negativa.

3 – Falta de confiança

Demonstre segurança mesmo quando as pernas parecerem bambear, atitudes simples como um contato olho no olho, demonstrar conhecimento e confiança nas respostas e até mesmo um simples aperto de mão mais forte demonstram mais confiança e menos nervosismo.

4 – ‘Nós’ ao invés de ‘Eu’

É importante destacar de forma honesta suas realizações e qual foi seu papel nos projetos de sucesso citados. Ao falar ‘’nós fizemos este projeto’’ alguns entrevistadores podem considerar que a sua participação foi pequena na realização do mesmo.

5 – Personalidade

Um bom relacionamento com as pessoas que você pode vir a trabalhar e o interesse sobre a cultura organizacional demonstra sua capacidade de se relacionar e é uma forma de expor sua personalidade ao entrevistador.

6 – Empregos anteriores

Evite falar mal das empresas por onde passou anteriormente, assim como de seus antigos patrões e colegas de trabalho. Este comportamento revela falta de profissionalismo, fale dos aspectos positivos.

7 – Honestidade

A falsidade e a evasão são outros erros comuns que podem prejudicar ao se descrever como uma pessoa diferente daquela que realmente é ou assumindo competências que não possui. Sinceridade também ao responder algo que não é de seu conhecimento. Seja você!

Adicionar comentário