Receba dicas grátis!

Orientação profissional

Grande parte dos adolescentes tem dificuldades em definir qual profissão irá seguir, por tanto se você tem esse dilema não se desespere, uma boa orientação profissional poderá auxilia-lo. É a partir dela que você irá esclarecer várias dúvidas sobre o assunto e, a partir do seu perfil e preferências, guiar suas escolhas.
A orientação nada mais é do que um acompanhamento feito por profissionais especializados, geralmente psicólogo, que irá esclarecer dúvidas sobre carreira e sobre o mercado de trabalho atual. Para isso, ao longo das sessões você irá refletir e compreender todo o processo de desenvolvimento pessoal e profissional, através de testes, entrevistas e atividades que tem por objetivo identificar aspectos que você ainda não tinha notado e que serão fundamentais para escolha profissional.
O processo sistemático é realizado em etapas, sendo elas: autoconhecimento e conhecimento do mercado de trabalho. Por isso, inicia-se com o mapeamento do perfil do orientado, seguindo de uma discussão sobre como está o mercado de trabalho e quais as competências exigidas.
Este processo é recomendado tanto para adolescentes que estão saindo da escola quanto para pessoas que estão insatisfeitas com o atual emprego e querem mudar sua área de atuação. Existe, inclusive, este tipo de orientação para quem está iniciando sua aposentadoria, nunca é tarde para descobrir, não é mesmo?
A orientação apresenta-se como uma saída para solucionar conflitos pessoais, sendo importante para ajudar no conhecimento pessoal e melhorar suas habilidades e interesses, que, consequentemente, expande as oportunidades profissionais.
Agora que você sabe um pouco mais sobre orientação profissional, que tal curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de todo nosso conteúdo?

 

Equipe de marketing – Executtive RH

Adicionar comentário