Receba dicas grátis!

O entrevistador foi grosseiro, devo tolerar?

Você se preparou, estudou sobre a empresa, saiu de casa mais cedo para não se atrasar e, ao chegar no local da entrevista, se depara com alguém sem nenhum ou profissionalismo para a entrevista. O que fazer nessa situação? Devemos tolerar determinadas atitudes para conquistar uma vaga no mercado de trabalho ou não?

Ao longo de nossa trajetória relatamos alguns exemplos de comportamentos e problemas como: atrasos, cara feia, ironia, comentários descabidos, dúvidas sobre a veracidade do seu CV, dentre tantas outras atitudes que infelizmente são mais comuns do que podemos imaginar.

A primeira dica é, não encare como algo pessoal, afinal não sabemos os reais motivos para aquele comportamento, pode ser que a pessoa esteja em um dia ruim e, infelizmente, desconta em você. Tenha em mente que tais atitudes não significam que esteja indo mal na entrevista.

O importante é estar seguro sobre a preparação que foi feita para aquele momento e o quão profissional você é. O sentimento de segurança poderá ajudar na maneira com que você irá se portar e conduzir a entrevista, além de fazer com que não guarde ressentimentos desta pessoa. Por mais ruim que seja, atitudes como essa mostram o quanto você é capaz de lidar com as adversidades dentro do ambiente de trabalho, o que se traduz inclusive na linguagem corporal.

O comportamento natural é espelhar as atitudes do outro, mas nesse caso não retribua a “cara feia” do recrutador, se esforce para manter o semblante leve e simpático. Tenha em mente que você está em um processo de recolocação e precisa desta pessoa para avançar uma etapa.

Um erro de muitos entrevistados é expor situações como esta em suas redes sociais, por isso, tome muito cuidado com os famosos “desabafos”, afinal você também será observado em seus perfis virtuais por esta e outras empresas nas quais buscam profissionais como você. Por fim, caso seja admitido, cabe considerar ou não o fato de querer trabalhar com esta pessoa, alinhar com esse profissional o comportamento adequado que ele deveria ter adotado e agir sabiamente.

Equipe de marketing – Executtive RH

Adicionar comentário