Receba dicas grátis!

Jobhunter ou Headhunter?

Uma dúvida frequente entre aqueles que estão em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho é saber qual o profissional mais adequado para atende-lo neste momento, o Headhunter ou o Jobhunter. Esses dois termos traduzidos ao pé da letra seria: Headhunter: caça cabeça e Jobhunter: caça trabalho. Afinal, o que cada um faz?

O Jobhunter irá assessorar o profissional que está em busca de uma nova oportunidade, ou seja, seu trabalho é contratado por profissionais que estão em transição de carreira ou buscando uma recolocação no mercado. Este conceito teve início nos Estados Unidos e tem disseminado mundo afora, sendo esta área parte importante do processo de um programa de Outplacement, uma vez que trabalha o profissional (cliente) e a vaga ideal para o perfil dele.

A ajuda deste profissional irá colaborar para que você reduza o caminho e o tempo para alcançar o cargo almejado. Os conhecimentos de “caçador” irá definir ações e recursos para o desenvolvimento e o relacionamento com o mercado, contribuindo para a adequação às oportunidades que surgirão.

O Headhunter tem o foco na empresa, ou seja, seu trabalho é contratado por uma pessoa jurídica. Este especialista irá buscar o melhor profissional no mercado e conduzir o processo seletivo, sendo assim seu principal objetivo é encontrar o melhor para a empresa e não para o profissional.

Apesar dos trabalhos serem distintos, ambos podem se complementar e colaborar ainda mais para que tanto o profissional quanto a empresa contratante sejam beneficiados de forma assertiva. Tenha em mente o que busca, seus objetivos e dê preferência para empresas com experiência nesta área de atuação.

Adicionar comentário