Receba dicas grátis!

Inteligência emocional

Atualmente, conseguir uma vaga “adequada” não depende apenas das habilidades “técnicas”, o sucesso também está marcado pela empatia, a forma com que nos comunicamos com o outro e as habilidades sociais. Neste sentido a inteligência emocional é uma grande aliada no processo de desenvolvimento e no combate ao estresse.

Nosso cérebro não é puramente racional, na verdade, essa parte mais lógica corresponde apenas a metade da estrutura que forma o pensamento humano. Por isso, podemos dizer que em nosso corpo habitam duas mentes, que devem funcionar de forma harmoniosa. Porém, há momentos em nossas vidas que somos tomados por divergências entre as duas, que podem ser compreendidos como a distinção que fazemos entre coração e cabeça, emoção e razão.

Por isso, a inteligência emocional é tão importante em nossa vida profissional e, também, pessoal. Esta nada mais é do que a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções, lidando melhor com elas e com os sentimentos de pessoas ao seu redor.

A Inteligência emocional trará a capacidade de controle das emoções de forma a melhorar a qualidade de vida e controlar seus impulsos, ponderando suas decisões e obtendo resultados melhores. Esta inteligência está diretamente ligada ao autoconhecimento, pois a partir desse conjunto desenvolvemos 4 pontos importantes em nossas vidas, são eles: lidar com as emoções, desenvolver empatia, manter-se motivado e formar líderes de sucesso.

Um profissional calmo, que tem clareza sobre suas emoções e sentimentos na hora de determinadas situações, tem muito mais chances de alcançar o sucesso, afinal o recrutador busca alguém que saiba gerenciar imprevistos e lidar com mudanças repentinas em seu dia a dia.

Equipe de marketing – Executtive RH

Adicionar comentário