Receba dicas grátis!

Geração Z já chegou ao mercado de trabalho

As características do mercado de trabalho estão ligadas à sua dinamicidade, que ocorre junto as mudanças contínuas com os profissionais que o compõe e suas relações trabalhistas. A cada geração um novo cenário é construído, e este ano iniciou-se uma nova geração está pronta para começar a vida profissional, aqueles nascidos nos anos 2000.

A chamada geração Z irá impactar o mercado de trabalho junto aos avanços tecnológicos. Esta não teve que se acostumar com estes avanços e, por isso, lida com as inovações como parte de sua evolução natural como indivíduo.

Projeções indicam que como reação natural desta geração é a busca pela individualidade, a autenticidade em seus atos e a independência para que possam se destacar na sociedade. Isto reflete em sua maneira de trabalhar, diferenciando, e muito, das gerações anteriores.

Tal perfil combina a dinamicidade, interatividade e flexibilidade aplicadas às ações cotidianas, havendo maior propensão para desenvolver atividades que envolvem criatividade e empreendedorismo. O espírito inovador está ainda mais aflorado, sendo intolerantes as rotinas profissionais fixas, trazendo a agilidade que a tecnologia também traz, fazendo com que esta geração trabalhe em um ritmo mais acelerado.

Entre as principais evoluções em curso está a adoção de uma hierarquia horizontal, com participação ativa dos colaboradores. Mas, afinal, quais serão suas contribuições em uma empresa?

Estes profissionais podem contribuir para o aumento da produtividade do negócio, além do manejo de diferentes ferramentas que tendem a otimizar a comunicação e o desempenho de tarefas no trabalho. O principal desafio é a possibilidade do aumento da rotatividade de profissionais, o que costuma gerar um custo mais alto para as empresas.

Os conflitos entre diferentes gerações são naturais, e no ambiente de trabalho não seria diferente. Contudo, para garantir a harmonia e eficiente organização o gestor deve, primeiramente, buscar estratégias com o objetivo de aproveitar melhor as habilidades e os pontos de vistas de cada um a favor do seu negócio. Com isso, a relação entre a equipe colabora para o desenvolvimento mútuo e a empresa só tende a crescer com esta junção de gerações.

 

Equipe de Marketing – Executtive RH

Adicionar comentário