Receba dicas grátis!

Emprego X Trabalho

O mercado de trabalho está em constante mudança e, para o futuro, é necessário fortalecer e desenvolver algumas habilidades que hoje não são tão visadas. O que muitos se perguntam é como será o mercado de trabalho do futuro, e para responder está pergunta é importante compreender a diferença entre empregabilidade e trabalhabilidade.

A empregabilidade é quando o profissional está em constante investimento para seu desenvolvimento de competências, experiências e, principalmente, atualização. O foco é se tornar sempre atraente para o mercado de trabalho, e se manter nele, seja jovem ou não no mercado de trabalho. Porém, o mercado de trabalho do futuro não vai focar em empregabilidade, mas sim na trabalhabilidade.

A trabalhabilidade é você desenvolver suas competências e talentos, fortalecer experiências e se atualizar profissionalmente para que possa transformar estes esforços em renda, trabalho e oportunidades. Nesse sentido, a trabalhabilidade utiliza seus talentos, experiências e competências para gerar oportunidades de trabalho.

O foco não é ser contratado por empresas, mas sim no termo empreendedorismo, que não significa ser empresário mas sim ter a atitude na qual você empreende suas ideias, seja colaborador de uma empresa ou chefe de um negócio. A trabalhabilidade tem como principal valor a responsabilidade, ou seja, você ser responsável pelo seu desenvolvimento e crescimento, ser o protagonista de sua carreira.

O mercado de trabalho está se transformando e quanto mais resistente você for a elas mais difícil será. Pensando nisso, nossos profissionais selecionaram os principais direcionadores para começar a vivenciar a trabalhabilidade em sua vida, são eles:

  • Mente aberta para as mudanças, analise o cenário ao seu redor e amplie seu campo de trabalho com competências que, muitas vezes, você ainda não conhece ou não utiliza
  • Capacidade de aprendizado, uma das principais metacompetências do profissional do futuro
  • Seja gestor de seu próprio desenvolvimento profissional e intelectual, não espere a oportunidade, vá atrás dela
  • Fortaleça e desenvolva sua inteligência emocional
  • Desenvolva o protagonismo, assuma responsabilidades pelos seus erros e acertos

Gostaram? Que tal colocar em prática ainda hoje a trabalhabilidade?

 

Equipe de marketing – Executtive RH

Adicionar comentário