Receba dicas grátis!

Saiba como a consultoria de RH pode reduzir a burocracia na sua empresa

Grande parte das preocupações dos micro e pequenos empresários do país estão relacionadas à enorme burocracia que enfrentam para administrar suas empresas. As questões relativas à tributação e legislação, por exemplo, tomam um tempo excessivo de gestores, impactando na produtividade do negócio e travando o crescimento da empresa ao longo do tempo.

Uma opção cada vez mais procurada para reduzir o tempo gasto em lidar com essa burocracia é a contratação de uma consultoria de RH. Por isso, listamos os principais aspectos em que os consultores especializados em recursos humanos podem ajudar a reduzir a burocracia na sua empresa. Confira!

Atualização dos processos

A atualização dos processos de uma empresa é um fundamental para dinamizar o trabalho e a rotina diária dos funcionários. A consultoria de RH revisa e analisa os processos adotados pela empresa para identificar as possibilidades de aperfeiçoamento e atualização. O objetivo é torná-los mais positivos, úteis, eficientes e menos burocráticos.

Para que a atualização se mantenha, é preciso que o gestor, com a ajuda dos consultores, acompanhe de perto os processos para se assegurar de que as recomendações estão sendo cumpridas e o objetivos alcançados.

Definição do organograma da empresa

Um dos erros mais comuns cometidos por micros e pequenas empresas é não ter um organograma. Uma consultoria de RH pode resolver esse problema e montar um que apresente a estrutura hierárquica completa da empresa e as atribuições e responsabilidades de cada setor e funcionário.

Um organograma ajuda a evitar a burocracia na empresa porque possibilita que todos os setores cumpram suas tarefas de maneira mais organizada e dinâmica e que um funcionário sempre saiba a quem recorrer em caso de dúvidas.

Treinamento e atualização da equipe

A qualificação adequada da equipe permite a redução da burocracia, pois os funcionários sabem como agir frente a distintas situações. Por isso, é importante promover treinamentos constantes para que as equipes se mantenham atualizadas quanto aos processos que devem executar.

Contratando uma consultoria de RH para ministrar treinamentos e cursos de atualização, a empresa terá profissionais mais autônomos e processos internos menos burocráticos.

Implementação de novas tecnologias de gestão

Ao implementar novas tecnologias de gestão que supram as demandas da empresa, a consultoria de RH automatiza a burocracia e reduz a probabilidade de erros humanos nos controles de pessoal. Consequentemente, diminui o volume de trabalho com alguns processos, como o controle de folha de pagamento, a gestão do banco de horas, a quitação de encargos trabalhistas e os procedimentos de admissão ou demissão.

Para que a automatização produza os resultados esperados, os funcionários precisam receber o treinamento adequado para usar as novas tecnologias implementadas na empresa, ressaltando os tópicos promovidos pela consultoria de RH.

Conhecimento sobre legislação

A legislação brasileira é extremamente burocrática e erros relacionados a questões de direito trabalhista ou previdenciário podem trazer consequências gravíssimas para a empresa. Para que seu negócio não corra esse risco, uma consultoria de RH pode revisar todos os contratos vigentes — com funcionários, fornecedores ou clientes —, além de fornecer treinamento específico sobre legislação para que os contratos firmados depois da revisão inicial se adequem às disposições vigentes.

Independentemente do tamanho da sua equipe ou da sua empresa, otimizar processos e reduzir a burocracia necessária para alcançar os objetivos do negócio é algo fundamental para o bom desenvolvimento e um crescimento empresarial saudável.

Como vimos, com uma consultoria de RH sua empresa conta com profissionais especializados e altamente capacitados para ajudar nesse processo e assegurar os melhores resultados possíveis.

Você já contou com ajuda de uma consultoria de RH? Ela possibilitou a redução da burocracia nos processos da sua empresa? Conte um pouco de sua experiência para a gente e deixe um comentário no blog!

Adicionar comentário