Receba dicas grátis!

A tecnologia está transformando o mercado de trabalho

Os avanços tecnológicos alteraram a vida profissional de inúmeros brasileiros, e hoje é visível as mudanças comportamentais desta nova era. Com isso, temos maiores oportunidades no mercado e a construção de uma nova dinâmica empresarial, uma vez que cerca de 45% das atividades realizadas por profissionais podem ser automatizadas.

A consequência desta nova era é a eliminação de trabalhos manuais, de baixa remuneração, e também de determinadas atividades de alta qualificação como os chamados analistas financeiros. A boa notícia é que novas tendências estão surgindo e, com elas, novos cargos e nomenclaturas. As mudanças sociais ampliaram as oportunidades para quem está disposto a abraçar o novo, para assumirem tarefas não rotineiras e funções mais satisfatórias.

Surge então um novo perfil profissional, no qual busca maior aprendizagem e capacidade de absorver novos conhecimentos. Tais habilidades, em conjunto com a vontade de desenvolver outras competências, colaboram para a ampliação de tarefas criativas dentro do ambiente de trabalho e para que você seja valorizado.

Diante deste cenário, as empresas estão exigindo cada vez mais de seus colaboradores para que tenham maior flexibilidade, inteligência emocional aliado a um escopo profissional forte. Nesse sentido é valorizado não só o acadêmico, mas também a capacidade de lidar com as adversidades e se reinventar. Por isso, independente do ramo em que você atua, é importante se atualizar para o futuro, planejando sua carreira para que seja ainda mais duradoura.

Nesse sentido, separamos 4 (quatro) tendências de mercado para que você já comece seu planejamento profissional.

1 – Novas profissões

Estudos recentes revelam que 56% dos novos postos de trabalho são para realizar funções recém-criadas, como por exemplo: especialistas em inteligência artificial, internet das coisas, segurança cibernética, startups, robótica, dentre outras. Assim, ocorre uma redução salarial para atividades tradicionais.

2 – Sexo feminino

Tendo em vista o perfil profissional que é exigido atualmente, tais características humanas são encontradas com mais facilidade no sexo feminino, com isso elas terão maiores vantagens competitivas nos novos postos de trabalho. Por exemplo: a capacidade de colaboração, de empatia, de criatividade e de aprendizado são ainda mais valorizadas hoje pelos recrutadores.

3 – Tempo de trabalho

O modelo de vida pensado em estudar, trabalhar e aposentar neste novo modelo de mercado passa a ser repensado. Ao mesmo tempo em que a expectativa de vida do ser humano tem aumentado, devemos enfrentar também um aumento no tempo em que trabalhamos, por isso temos que entender que precisaremos estudar por toda a vida.

4 – Instabilidade

A segurança de uma rede de bem-estar social como seguro-desemprego, plano de saúde, previdência social ou férias remuneradas é abalada uma vez que profissionais têm sido contratados como prestadores de serviço ou consultores. Esta é a hora dos profissionais se reinventarem e buscarem o seu conforto de uma outra maneira.

Adicionar comentário