Sempre que um candidato aplica em um processo seletivo ele tem a consciência de que está sendo avaliado. O que nem todo mundo sabe é que o profissional também avalia o seu próximo empregador para garantir que estará feliz na empresa.

Tenho fit cultural com o meu próximo empregador? Se a resposta for sim terei felicidade no trabalho a longo prazo. Porém esta avaliação, a percepção de todo o cenário, é difícil ser realizada. Você tem pouco tempo em uma entrevista com alguns gestores e diante disso, que forma aprender e saber se esta é ou não uma empresa que deseja trabalhar?

A dica é: pergunte, sem nenhum receio, ao entrevistador como são as coisas na empresa, como é a tomada de decisão, o perfil das pessoas que trabalham ali. Além disso, procure alguém que já trabalhou nesta empresa e converse com ela. A rede social poderá te ajudar a se conectar com estas pessoas, por isto seja ativo no mundo digital.

O depoimento mais valioso é de quem já passou pela empresa, te trazendo um pouco dos bastidores e, com isso, a tranquilidade e a certeza de saber se o seu perfil se encaixa naquela cultura ou não.

O que os profissionais buscam?

O site Veja divulgou a pesquisa “Carreira dos Sonhos”, realizada pelo Grupo DMRH em parceria com a Nextview People, a empresa dos sonhos ganhou uma cara nova e maior abrangência.

O interesse em trabalhar numa empresa está caindo, enquanto a importância que as pessoas dão ao trabalho continua alta. Sendo o sucesso profissional o principal fator de realização pessoal destes jovens. O que demonstra um desalinhamento com a proposta de valor que tem sido oferecida pelas organizações.

As empresas precisam estar muito mais atentas para oferecer projetos com todos os envolvidos com seu negócio. Oferecendo um trabalho que os novos profissionais gostam de fazer, que tenha significado para eles e gere um impacto positivo, proporcionando desenvolvimento.

A palavra-chave é: equilíbrio de vida. É nesse sentido que devemos avaliar todos os pontos quando estamos sendo avaliados, e ter em mente: quais são meus objetivos e valores?

 

Equipe de marketing – Executtive RH